O município de Registro, no Vale do Ribeira, é uma das três cidades brasileiras escolhidas para receber a formação gratuita do Projeto maquie&crie. A iniciativa, que conta com o patrocínio do Grupo Boticário e realização da Muda Cultural, oferece oficinas nas áreas de maquiagem cênica e figurino, com o objetivo de inspirar jovens a ingressarem no mercado artístico-cultural.
O programa, que visa capacitar 450 aprendizes da rede pública em várias cidades, também foca em ampliar os horizontes profissionais para os empreendedorismos no setor cultural. Além das oficinas para estudantes, o projeto oferece formação especializada para professores, complementada por palestras sobre backstage, rotina profissional na área de maquiagem e como transformar ideias criativas em projetos viáveis.
Em Registro, o projeto envolve estudantes das escolas estaduais E.E. Prefeita Elza Orsini de Carvalho e E.E. Doutor Fábio Barreto, proporcionando oficinas educativas de duas horas. A iniciativa busca abrir novos caminhos no setor artístico, abordando desde o teatro e audiovisual até festivais e eventos culturais.
"A formação artística é uma ferramenta poderosa de autoexpressão e inclusão", destaca Tiça Camargo, coordenadora pedagógica do projeto. "Nosso objetivo é expandir horizontes e oferecer aos jovens a chance de trilhar um novo futuro no mercado cultural", completa.
Com foco no desenvolvimento de talentos locais, o maquie&crie ainda promove a relação entre arte e empreendedorismo, estimulando a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio da prática artística. Além de Registro, o projeto acontece em São José dos Pinhais (PR) e São Gonçalo dos Campos (BA), cada cidade oferecendo um ciclo de 8 oficinas e 6 palestras de empreendedorismo cultural.
O Grupo Boticário reforça, por meio desse projeto, seu compromisso com a cultura e a educação inclusiva. A formação oferecida em Registro vai além das aulas práticas, preparando estudantes e professores para atuarem em segmentos como cinema, teatro e festas temáticas. Além disso, os participantes têm acesso a orientações sobre o mercado de trabalho e ferramentas para desenvolver seus próprios projetos culturais.
Isadora Mellado, produtora executiva da Muda Cultural, destaca o impacto social da ação: "Queremos ampliar as experiências dos estudantes e apresentar a arte como uma possibilidade de futuro. O maquie&crie oferece uma conexão entre o universo cultural e artístico e as oportunidades profissionais, expandindo o repertório dos jovens e inspirando-os a perseguir suas aspirações.
Desde 2007 no mercado, a Muda Cultural propõe inovações para a produção e difusão de ações e causas relevantes, atuando como elo entre marcas, projetos e suas comunidades. A missão da agência é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da promoção de projetos de grande impacto social, atuando em 3 eixos: Gestão de Investimento Social Privado, Portfólio de Projetos Proprietários e Desenvolvimento de Projetos Sob Medida. Para saber mais, acesse o site da agência.
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, TRUSS, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em 1.701 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada pela transparência e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 110 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br