Uma adolescente de 14 anos teve um dedo da mão esquerda amputado após tentar pegar comida enquanto era mantida em cárcere privado pelo pai em Registro, no interior de São Paulo. A jovem e seus irmãos, de 10 e 12 anos, viviam em condições precárias, com pouca alimentação e sem cuidados médicos. O caso foi denunciado pela tia paterna, e o pai é apontado como principal suspeito de sequestro, cárcere privado, maus-tratos e lesão corporal.
Leia também: Pai é suspeito de manter filhos em cárcere privado por mais de dois anos em Registro (SP)
Os menores foram levados pelo pai para Registro após serem retirados da casa da avó paterna, que tem a guarda legal e mora em Curitiba (PR). A tia relatou ao Conselho Tutelar que as crianças estavam em risco, sendo mantidas em cárcere privado e com alimentação insuficiente.
O conselheiro tutelar Fábio Costa e Silva afirmou que a amputação do dedo da adolescente ocorreu porque ela tentou pegar comida para se alimentar.
"As crianças imploravam por alimentação, e isso era negado. Há sinais evidentes de violências sofridas por parte do genitor e da madrasta", disse Fábio em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo.
Após a denúncia, equipes do Conselho Tutelar e da Polícia Militar (PM) tentaram entrar na residência da família no bairro Vila Yoshida, mas o pai não permitiu o acesso. Um mandado de ingresso e busca e apreensão foi expedido pela 3ª Vara de Registro, permitindo o resgate das crianças.
No sábado (15), quando as autoridades retornaram ao local, o pai já havia devolvido os menores para a avó em Curitiba. O Conselho Tutelar da capital paranaense foi acionado e encaminhou as crianças para uma unidade de saúde, onde receberam atendimento médico.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que o caso está sendo investigado por meio de inquérito policial, com registros de sequestro, cárcere privado, maus-tratos e lesão corporal. O pai é o principal suspeito, e diligências estão em andamento para localizá-lo.
Apesar de a madrasta ter sido citada nos relatos, apenas o pai consta como suspeito no boletim de ocorrência. Ele teria fugido com a companheira após devolver as crianças à avó.