20°C 31°C
Registro, SP
Publicidade

Peixe gigante é encontrado em área restrita de praia no Vale do Ribeira, Litoral de SP

Mero de 200 quilos encontrado em Iguape está em extinção e pode chegar a 400 quilos

04/10/2024 às 12h06 Atualizada em 12/10/2024 às 23h02
Por: Fagner Vieira Fonte: Site Costa Norte
Compartilhe:
Peixe gigante é encontrado em área restrita de praia no Vale do Ribeira, Litoral de SP / Foto: Ed Ventura/Instituto Bioventura
Peixe gigante é encontrado em área restrita de praia no Vale do Ribeira, Litoral de SP / Foto: Ed Ventura/Instituto Bioventura

Um peixe da espécie mero, conhecido por seu grande porte, foi encontrado encalhado na praia do Rio Verde, localizada na Estação Ecológica Jureia-Itatins, em Iguape, no litoral sul de São Paulo, região do Vale do Ribeira. O animal, já sem vida, media cerca de 2 metros e pesava aproximadamente 200 quilos. O biólogo Ed Ventura, do Instituto Bioventura, foi quem localizou o peixe no último sábado (28). 

A área onde o peixe foi encontrado é restrita, sendo acessível apenas para pesquisadores autorizados. Segundo Ventura, apesar de a espécie ser comum na região, essa foi a primeira vez que ele encontrou um mero desse porte. Ele acredita que o peixe tenha sido levado até a faixa de areia pelas ondas fortes que atingiram a costa na noite anterior. Quando foi descoberto, a carcaça do peixe já estava sendo consumida por urubus e exalava um forte odor. 

Continua após a publicidade

O biólogo destacou que, apesar de seu tamanho impressionante, o mero é uma espécie pacífica e não representa perigo para os seres humanos. Devido à sua aproximação amigável com mergulhadores, muitos acabam sendo caçados, o que contribui para a diminuição da espécie, atualmente ameaçada de extinção. 

Importância ecológica do mero 
Os meros habitam águas costeiras e rasas em regiões tropicais e subtropicais, sendo predadores de topo de cadeia. Eles ajudam a manter o equilíbrio dos ecossistemas marinhos ao controlar a população de outros peixes e invertebrados. Com a diminuição da espécie, há o risco de aumento de peixes carnívoros que se alimentam de herbívoros, o que pode resultar no crescimento descontrolado de algas, alterando o ambiente marinho.  

Continua após a publicidade

A espécie pode alcançar impressionantes 400 quilos e tem o nome científico Epinephelus itajara, que significa "senhor das pedras", devido ao hábito de se abrigar entre rochas e naufrágios. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sem foto
Sobre o município
Notícias de Iguape - SP
Ver notícias
Registro, SP
21°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 31°

22° Sensação
0.56km/h Vento
100% Umidade
100% (11.6mm) Chance de chuva
05h20 Nascer do sol
06h29 Pôr do sol
Sex 24° 21°
Sáb 23° 19°
Dom 22° 18°
Seg 25° 16°
Ter 32° 14°
Atualizado às 23h06
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade