Um avião de pequeno porte caiu nesta terça-feira (10) em Juquiá, uma cidade localizada na região do Vale do Ribeira, em São Paulo. O piloto, que era a única pessoa a bordo, foi resgatado momentos antes de a aeronave explodir, graças à ação rápida de um vaqueiro que estava por perto. Ele foi levado para o Hospital Regional de Registro, onde seu estado de saúde é considerado estável.
Leia também
Concurso Correios 2024 com 3.099 vagas para agente com salários de até R$ 11.934,73
O acidente ocorreu por volta das 11h em uma fazenda no bairro Estrada Iporanga. Autoridades locais, incluindo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, atenderam à ocorrência. De acordo com os primeiros relatos, o avião estava pulverizando plantações quando caiu.
A Polícia Científica foi acionada para investigar o local do acidente, enquanto o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciou uma investigação para determinar a causa do acidente.
Amilton Ramos, o vaqueiro que resgatou o piloto, disse que estava trabalhando nas proximidades quando viu a aeronave caindo. "Quando cheguei, o piloto estava pedindo ajuda", lembrou Ramos. O piloto estava consciente, mas tinha ferimentos, incluindo cortes na testa, acrescentou o vaqueiro.
O piloto estava preso pelo cinto de segurança, mas Ramos conseguiu libertá-lo usando sua ferramenta de trabalho—um facão. "Eu estava com o meu facão, então cortei o cinto de segurança e o tirei de lá", disse Ramos.
Explosão
Pouco depois do resgate, outro trabalhador chegou ao local e ajudou Ramos a levar o piloto para um lugar seguro. Momentos depois, o avião explodiu. "Estávamos a cerca de cinco metros de distância quando aconteceu. Se o piloto ainda estivesse lá dentro, ele não teria sobrevivido. Foi realmente uma bênção de Deus eu estar lá no momento certo", refletiu Ramos.
As autoridades continuam a investigação para determinar a causa do acidente.
Mín. 15° Máx. 24°