Nesta quinta-feira (13/7), a partir das 8h, acontece a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Registro, no Salão Paroquial da Catedral São Francisco Xavier. O evento é uma realização da Prefeitura de Registro e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com apoio da Diretoria Geral de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária.
O tema da conferência é “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, referindo-se ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que organiza os serviços socioassistenciais no Brasil. O objetivo é trazer a voz da população para contribuir, aprimorar e fortalecer os serviços, programas e benefícios da assistência social em níveis municipais, estaduais e federais.
As propostas que serão apresentadas na conferência foram extraídas das nove pré-conferências que aconteceram entre os dias 11 de maio e 4 de julho, nos bairros: Centro, Paulistano, Vila Nova, Bloco B, Agrochá II e Arapongal. Nessas ocasiões, os moradores puderam expressar suas opiniões sobre diversas questões relevantes, como a redução das desigualdades, a garantia de recursos, o estímulo à participação popular, a melhoria dos serviços oferecidos (CRAS, CREAS, CCI, Casa-Lar, entre outros) e dos benefícios proporcionados pela assistência social, bem como uma atuação efetiva em situações de calamidade pública e emergências.
O Prefeito de Registro, Nilton Hirota, destaca a importância da conferência. “É o momento democrático e de participação legítima de quem realmente é usuário do SUAS. Todas as contribuições são valiosas para que possamos construir um futuro melhor para nossa cidade. Juntos, poderemos transformar o ‘SUAS que temos’ no ‘SUAS que queremos’, buscando uma assistência social cada vez mais inclusiva, justa e solidária”.
Ao término da conferência, serão eleitos delegados que representarão o município nas conferências Estadual e Nacional, ampliando ainda mais a voz e a participação de Registro nesses importantes espaços de discussão.