
Na última sexta-feira (10), policiais militares da cidade de Registro, região do Vale do Ribeira, salvaram um bebê de 10 meses que estava engasgado.
A equipe realizava o patrulhamento no município quando se deparou com algumas pessoas na via, pedindo socorro para um bebê de apenas 10 meses de vida, que estava engasgado e inconsciente.
Os policiais militares localizaram a criança e, com destreza e rapidez, realizaram a manobra de Heimlich nela, a qual recuperou a consciência.
Assim, o bebê e seu genitor foram levados à UPA de Registro, onde verificou-se que o bebê passava bem e que não necessitava de internação.
Graças à ação técnica e rápida, os policiais militares foram capazes de salvar a vida do bebê.
Atividade Delegada
A Atividade Delegado foi implantada em Registro após o envio de um Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Capitão Renato.
Em junho de 2021, após a Lei nº 1973 ter sido aprovada pela Câmara Municipal de Registro, a lei foi sancionada pelo prefeito da cidade, entrando assim em vigor.
Números
Em apenas seis meses de implantação da Atividade Delegada já foi possível ver o resultado da ação nas estatísticas disponibilizadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo quando comparamos os dados de 2021 com o ano de 2022.
Ocorrência de porte de entorpecentes
Com o aumento do efetivo policial nas ruas da cidade e consequentemente aumento no número de abordagens, em 2022 foram registradas 43 ocorrências de porte de entorpecentes, contra 9 em 2021, um aumento de 477%.
Ocorrência de tráfico de entorpecentes
No caso de ocorrências de tráfico de entorpecentes a redução foi de 72% quando comparamos 2022, com 104 ocorrências e o ano de 2021, com 144 ocorrências. A redução do tráfico de drogas também é relacionada, entre outras medidas, com o aumento do efetivo policial nas ruas.
Número de pessoas presas por mandado
Este índice teve um aumento de 112% quando comparamos 2022 com o ano de 2021. Em 2021 foram 273 pessoas presas e em 2022, 308 pessoas presas. Com o aumento do efetivo policial nas ruas e consequentemente aumento no número de abordagens e diligências foi possível aumentar significativamente o número de pessoas presas por mandado.