A equipe de Polícia Militar Ambiental do Vale do Ribeira realizava patrulhamento ambiental pela Estrada dos Martins, município de Eldorado, interior de São Paulo, região do Vale do Ribeira, na “Operação Interior Mais Seguro”, quando constatou a irregularidade.
Pela altura do quilometro 08 da Estrada dos Martins, a equipe visualizou um indivíduo vestindo roupa escura, com um saco branco nas mãos, que ao avistar a viatura, empreendeu fuga pela estrada rural entrando em uma área de mata, lançando ao chão um saco branco, no seu interior havia uma espingarda Calibre 36, marca Boito, sem numeração e nove cartuchos calibre 36.
Foi realizada a intensificação do policiamento no intuito de localizar e identificar o meliante através de incursões em trilhas e abordagens a pessoas e veículos embora sem êxito naquele momento.
Diante do acima exposto, a equipe recolheu o armamento e munições, sendo encaminhados para a delegacia de polícia de Eldorado, onde a autoridade judiciária de Plantão tomou conhecimento dos fatos e elaborou o Auto de Exibição e Apreensão e o BO/PC, com base no artigo 14 da Lei 10.826/03, permanecendo os objetos relacionados apreendidos.