O prefeito de Pedro de Toledo, Eleazar Muniz (MDB), e a candidata à prefeitura Stela Camargo (MDB), atual vice-prefeita, foram vítimas de atentados a tiros na madrugada desta sexta-feira (4) no Vale do Ribeira. Os ataques ocorreram em um intervalo de poucos minutos, e imagens de câmeras de segurança flagraram os momentos em que dois criminosos, em uma moto, dispararam contra a academia do prefeito, localizada no centro da cidade.
De acordo com o boletim de ocorrência, foram efetuados sete disparos: três na casa da candidata, situada na Avenida Américo Nicolini, e quatro na academia do prefeito, na Rua Ubirajara. Ambos os endereços estão a cerca de três minutos de distância um do outro.
As câmeras de monitoramento da academia registraram a ação dos criminosos, que chegaram ao local por volta das 2h17. No vídeo, é possível ver quando o motociclista para em frente ao estabelecimento e o passageiro dispara em direção ao prédio, quebrando a vidraça.
Pouco antes, por volta das 2h14, a residência de Stela Camargo também havia sido alvo de tiros. A candidata estava em casa com o marido e o filho adolescente no momento do ataque, mas, por precaução, eles não saíram na rua. “Acordaram com os barulhos, mas acharam que os tiros tinham sido para o alto", relatou Eleazar Muniz. Apenas pela manhã, a família constatou que o portão havia sido atingido e que o pneu de um carro estacionado na garagem estava furado.
O prefeito só soube do atentado à sua academia quando seu irmão o avisou sobre os danos à vidraça. “A princípio achei que fosse vandalismo, mas, ao verificar as câmeras, vi a moto parando e efetuando os disparos", contou Eleazar.
A Polícia Militar foi acionada para atender as ocorrências nos dois locais. A perícia recolheu os projéteis para análise, e o caso foi registrado como disparo de arma de fogo na Delegacia de Pedro de Toledo. A Polícia Civil investiga o caso.
Eleazar Muniz afirmou acreditar que os ataques tenham motivação política, especialmente devido ao fato de os atentados terem ocorrido nos dois endereços. "Não tem outra explicação", disse o prefeito, destacando que, embora não tenha recebido ameaças diretas, já havia sido alertado a tomar cuidado devido à presença de "pessoas estranhas" na cidade.
As investigações seguem em andamento, e a polícia trabalha para identificar os criminosos responsáveis pelos disparos, que ocorrem em meio à acirrada disputa das Eleições 2024 no Vale do Ribeira.
Mín. 20° Máx. 31°