A Polícia Civil de São Paulo acaba de empossar 279 novos agentes que atuarão nas regiões da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. O grupo, composto por 101 investigadores e 178 escrivães, concluiu a formação na Academia de Polícia (Acadepol) e já foi designado para reforçar o efetivo do Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 (Deinter-6), responsável por garantir a segurança em municípios que vão de Bertioga a Barra do Turvo.
Leia também
Porto de Santos abre 196 vagas de emprego em diversas áreas; veja como se inscrever no processo seletivo
O diretor do Deinter-6, Flávio Ruiz Gastaldi, destacou que esse reforço será essencial para reduzir o déficit de agentes nas duas regiões. Antes da posse, o efetivo da Polícia Civil contava com cerca de 1.200 policiais, mas o número ideal seria 1.800, representando um déficit de 33,33%. Com a chegada dos novos profissionais, o total de agentes subiu para 1.439, reduzindo o déficit para 17,83%, o que representa a necessidade de mais 321 agentes para atingir o número ideal.
Formação e capacitação dos novos agentes
Os novos policiais passaram por um rigoroso processo de formação iniciado em 10 de maio, com aulas teóricas e práticas para prepará-los para as diversas demandas do trabalho policial. O treinamento foi realizado na Universidade Católica de Santos (UniSantos), no bairro Paquetá, em Santos. Agora, eles estão prontos para atuar em delegacias e departamentos nas regiões da Baixada Santista e Vale do Ribeira, reforçando a segurança local.
Com esse reforço, as autoridades esperam melhorar a cobertura policial e intensificar as ações de combate à criminalidade nas duas regiões, que incluem desde municípios litorâneos até áreas de difícil acesso no interior.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Registro Diário no WhatsApp.
Redução do déficit policial
A chegada dos novos agentes representa uma significativa redução no déficit de policiais nas duas regiões. Segundo dados, ainda é necessário mais reforço, porém a adição dos novos profissionais já traz um impacto positivo. A Polícia Civil segue trabalhando para garantir mais segurança e eficiência no atendimento à população do Vale do Ribeira e da Baixada Santista.
Mín. 15° Máx. 24°