Você sabia que São Paulo tem um dos maiores patrimônios naturais em cavernas do país? São mais de 700 cavernas catalogadas, que oferecem opções incríveis de lazer e aventura para os amantes da natureza.
Entre as mais famosas, estão a Caverna do Diabo e as formações do Petar, que atraem turistas de todo o Brasil e do mundo. A Caverna do Diabo, localizada na Estância Turística de Eldorado, é considerada “a oitava maravilha do mundo” por sua beleza e grandiosidade. Ela tem mais de 6 mil metros de extensão, sendo 700 metros abertos para visitação. Seu nome vem do formato do topo da caverna, que lembra um crânio com dois “olhos” vermelhos.
Acesse as notícias em primeira mão em nosso canal no whatsapp
O Petar, que fica no sul do Estado, é o Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira, e abriga a maior concentração de cavernas do país, com 521 em uma área de 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada. O parque tem quatro núcleos, que oferecem 12 cavernas abertas ao público, como a Casa da Pedra, que tem o maior pórtico de entrada do mundo, com 215 metros de altura.
Para explorar as cavernas, é preciso ter cuidado e seguir as orientações dos monitores ambientais, que são guias experientes e capacitados. Eles garantem a segurança dos visitantes e a preservação das cavernas, que são patrimônios naturais e culturais de São Paulo.
Se você gosta de ecoturismo e de aventura, não deixe de conhecer as cavernas de SP. Elas são maravilhas naturais que vão te surpreender e encantar.