
A Prefeitura de Registro, por meio da Diretoria Geral de Trânsito e Mobilidade Urbana, iniciou a instalação de 60 equipamentos de controle e fiscalização de tráfego monitorado por câmeras. O objetivo é proporcionar mais segurança no trânsito do município, que tem uma frota de 39.120 veículos, segundo o IBGE.
O sistema é pioneiro no Vale do Ribeira e coloca Registro em destaque no âmbito de segurança viária para redução de acidentes no trânsito. O prefeito Nilton Hirota disse que a implantação do sistema é um compromisso do seu plano de governo e que beneficiará a segurança de todos os munícipes.
Os equipamentos serão operados em parceria com o Batalhão da Polícia Militar, que terá acesso às imagens das câmeras em tempo real. As câmeras serão instaladas nos principais pontos da cidade, em diversos bairros, como Centro, Agrochá, Arapongal, Serrote, Jardim São Paulo, Jardim Paulistano e Vila Ribeirópolis.
As câmeras serão fixas, leitoras de placas e com visão de 360°, garantindo o monitoramento de todos os acessos da cidade. Além da fiscalização de trânsito, as câmeras estarão interligadas com o sistema de Leitura de Placas Veiculares (LPR), que permite identificar veículos com alguma irregularidade ou ilicitude.
O diretor geral de Trânsito e Mobilidade Urbana, Claudio Bolsonello, explicou que o rastreamento por câmeras será em todos os semáforos, por meio de controle operacional 24 horas. Ele afirmou que a medida visa a segurança de motoristas e pedestres, com fiscalização permanente para evitar acidentes e preservar a integridade dos motoristas.