O Revelando SP volta a Iguape de 19 a 22 de junho. Iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão e produção da APAA, o festival valoriza as tradições culturais paulistas, por meio do artesanato, culinária e manifestações culturais. Essa edição, correalizada pela Prefeitura Municipal de Iguape, acontece no Centro de Eventos Prefeito Casimiro Teixeira, com entrada gratuita.
Na área de artesanato, os visitantes poderão conferir produções como os brinquedos em madeira, de Américo Brasiliense, arte em argila, de Apiaí, Bom Sucesso de Itararé e Barra do Chapéu, arte em cipó timbopeva de Iporanga, bordados e crochês, de Lorena, artesanato quilombola, de Itaoca, e artesanato dos povos originários, das etnias Tupi-Guarani, de Itanhaém, e Guarani mbya, de Itapecerica da Serra, entre os mais de 30 stands desse setor.
O município de Iguape, em artesanato, é representado por uma grande diversidade de produções: panelas de barro, instrumentos musicais feitos com matéria-prima natural, artes em retalho, costura criativa, bonecas de pano e trançados. Representantes de cidades da região, como Eldorado, Pariquera-Açu e Miracatu, também marcam presença.
Para provar receitas e quitutes com a cara do estado de São Paulo, o festival oferece opções para todos os gostos, como os sempre disputados sanduíche de linguiça com polenta crocante, de Bragança Paulista, a galinhada de São Longuinho, de Guararema, o rojão do balaio, de Ribeirão Grande, e o arroz vermelho com suã, de Cruzeiro, sem contar os stands de queijos, doces, sucos, vinhos e cachaças artesanais.
A edição de Iguape, como não poderia deixar de ser, faz reverência especial às tradições caiçaras, que também se destacam na parte gastronômica, com pastel de siri, pirão e bobó de camarão, todos de participantes do município. A cidade de Registro é representada pela moqueca caiçara.
Quanto às manifestações culturais, o festival conta com representantes de tradições que já estão no DNA de Iguape: grupos de fandango caiçara e o Bloco Boi Tatá. De Cananéia, além do fandango, haverá uma apresentação do Coral Mborai Nhembojera. De Pariquera-Açu, por sua vez, os visitantes poderão apreciar as danças indígenas da Aldeia Pindoty. E, para conhecer um pouco mais de outras tradições paulistas, tem a Orquestra de Viola e Violão, de Itaberá, a trança de fitas, de Itaoca, e a Congada de Santa Efigênia, de Mogi das Cruzes.
No palco 360 se apresentam, ainda, grandes nomes da nossa música: a cantora Bruna Viola, no dia 19 de junho, a banda 14 Bis, no dia 20, o cantor e compositor Almir Sater, no dia 21, e Trio Mais Caipira, formado por Suzana Salles, Lenine Santos e Ivan Vilela, no dia 22.
E tem muito mais. Para 2025, o Revelando SP traz de volta a exposição “Arte Sacra para ver e sentir”, parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, que reúne réplicas de obras escaneadas em alta resolução, impressas em 3D, permitindo que sejam tocadas, e apresenta uma novidade: o espaço Experimenta!, com vivências imersivas com mestres que alçam o visitante de espectador a fazedor de cultura.
O Revelando SP é uma excelente opção de passeio para toda a família nesse feriado, para comer bem, fazer compras, se divertir e, sobretudo, levar para casa o aprendizado proporcionado por esse contato com as raízes da nossa cultura.