15°C 24°C
Registro, SP
Publicidade

Dia da Banana: Vale do Ribeira lidera produção estadual e tem melhor resultado por hectare produzido

Estado de São Paulo responde por 25% da produção nacional de banana. Vale do Ribeira produz 22 toneladas por hectare enquanto a média em outras regiões é de 14 toneladas

25/09/2024 às 14h24 Atualizada em 27/09/2024 às 12h24
Por: Fagner Vieira Fonte: Agência SP
Compartilhe:
Dia da Banana: Vale do Ribeira lidera produção estadual e tem melhor resultado por hectare produzido / Foto: Divulgação
Dia da Banana: Vale do Ribeira lidera produção estadual e tem melhor resultado por hectare produzido / Foto: Divulgação

No último dia 22 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional da Banana, destacando a relevância da fruta, que é a mais consumida no Brasil e no mundo. O estado de São Paulo, responsável por mais de 25% da produção nacional, tem no Vale do Ribeira seu principal polo produtor, com destaque para as variedades nanica, prata, maçã, ouro e terra. Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), São Paulo produz cerca de 1 milhão de toneladas de banana por ano, em uma área de 52 mil hectares. 

Leia também 
Aeroporto de Registro é liberado para voos comerciais e aguarda investimentos no Vale do Ribeira 

Continua após a publicidade

Para fortalecer ainda mais o setor, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) tem implementado ações focadas em pesquisa genética e medidas fitossanitárias. A CATI Sementes e Mudas, vinculada à SAA, trabalha com a clonagem de mudas de banana por micropropagação, garantindo mudas geneticamente puras, livres de pragas, e que podem aumentar a produtividade em até 30%. 

Inovações no Combate à Sigatoka Negra
Uma das principais ameaças à bananicultura, a Sigatoka Negra, eleva os custos de produção e afeta a qualidade das bananas. O projeto da CATI visa substituir bananais antigos por mudas resistentes à doença, com foco em variedades mais tolerantes, diminuindo a necessidade de defensivos agrícolas. “Essas mudas podem ajudar os produtores a superar crises e garantir maior rentabilidade”, afirma Marcos Augusto Franco Junior, diretor técnico da CATI. 

Continua após a publicidade

Ações de Defesa Fitossanitária
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) reforçou o cadastro obrigatório de unidades produtoras de banana, uma medida essencial para a gestão fitossanitária e para o combate a pragas, como a Fusariose, causada pelo fungo Mal do Panamá. De acordo com Ana Paula de Lima, da CDA de Registro, a prevenção é fundamental, já que uma nova variante do fungo, a Raça 4 Tropical, ameaça variedades amplamente cultivadas no Brasil. 

Clique aqui para seguir o novo canal do Registro Diário no WhatsApp. 

Continua após a publicidade

Pesquisas no Vale do Ribeira
No Vale do Ribeira, a Apta Regional de Pariquera-Açu desenvolve pesquisas sobre o uso de composto orgânico no cultivo de bananeiras, visando o equilíbrio entre fertilizantes químicos e orgânicos. Segundo o pesquisador Edson Nomura, o uso de composto orgânico tem o potencial de aumentar a produtividade e reduzir a dependência de insumos externos, tornando a produção mais sustentável. 

Além disso, pesquisas voltadas à seleção de cultivares resistentes à Fusariose estão em andamento. Eduardo Fuzitani, também da Apta, destaca que o uso dessas novas variedades pode diminuir as perdas e o custo de produção, além de reduzir a aplicação de agroquímicos. 

Produtividade em Alta
Pesquisas da APTA mostram que, com técnicas de manejo corretas, é possível mais que dobrar a produtividade dos bananais. Enquanto a média nacional é de 14 toneladas por hectare, o Vale do Ribeira já alcança 22 toneladas, e em experimentos conduzidos pela Apta, essa marca chegou a impressionantes 65 toneladas por hectare. 

O Dia da Banana celebra não apenas a importância econômica da fruta, mas também os avanços que garantem a sustentabilidade da produção no Vale do Ribeira, beneficiando produtores e fortalecendo o mercado. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Registro - SP
Sobre o município
Registro é um município do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, que tem cerca de 56 mil habitantes. A cidade foi fundada em 1934 e tem origem na fiscalização do ouro explorado no Alto Ribeira, no século XVII. Registro é conhecida como a capital do chá e do vale do Ribeira, por sua diversidade cultural e econômica. A cidade também é o marco da colonização japonesa no estado de São Paulo, pois foi a primeira a receber imigrantes japoneses interessados em produção própria.
Ver notícias
Registro, SP
18°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 24°

18° Sensação
0.65km/h Vento
82% Umidade
20% (0.1mm) Chance de chuva
05h46 Nascer do sol
06h12 Pôr do sol
Dom 27° 15°
Seg 27° 15°
Ter 30° 14°
Qua 20° 18°
Qui 19° 18°
Atualizado às 08h05
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade