Nesta terça-feira (10), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a liberação de R$ 10 milhões para a aquisição de novos equipamentos para o Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua, localizado em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira. A unidade é referência em atendimentos de média e alta complexidade para cerca de 284 mil habitantes de 15 municípios da região e está na fase final de obras de ampliação.
Leia também
Vale do Ribeira recebe exames de mamografia e cursos de empreendedorismo gratuitos, veja como se inscrever
Durante a visita ao hospital, Tarcísio de Freitas destacou a importância da obra para a região: "Teremos aqui um grande complexo de saúde que vai atender todo o Vale do Ribeira. Os próximos passos serão transferir as atividades do hospital antigo para as novas instalações", afirmou o governador. Ele também ressaltou a importância da infraestrutura para a realização de exames de imagem diretamente no hospital, agilizando o atendimento aos pacientes.
Equipamentos e ampliação
Os R$ 10 milhões serão destinados à compra de equipamentos como raio-x, tomógrafos, camas e macas, além de outros itens necessários para o pleno funcionamento da unidade. A ampliação do hospital prevê a criação de 90 novos leitos, sendo 60 leitos gerais para clínica médica, cirúrgica e obstétrica, além de 18 leitos de UTI (adulto e neonatal) e 12 leitos intermediários.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, a ampliação do hospital faz parte de um plano mais amplo de regionalização da saúde no estado: "Estamos trabalhando para fixar profissionais e resolver os problemas de saúde da população na própria região, além de expandir os atendimentos em áreas como oncologia e hemodiálise".
Benefícios regionais
A obra também contempla a construção de três salas cirúrgicas, uma dedicada à cirurgia obstétrica e duas para cirurgias oncológicas, além de três leitos de Hospital Dia. Setores essenciais como a UTI neonatal e oncologia serão transferidos para o novo prédio, melhorando a capacidade e qualidade dos serviços de saúde oferecidos.
O investimento e as melhorias no hospital beneficiarão não só a população de Pariquera-Açu, mas também moradores de cidades vizinhas como Barra do Turvo, Cajati, Cananeia, Eldorado, Itariri, Iporanga, Ilha Comprida, Iguape, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.
Esse avanço consolida o Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua como um polo essencial de atendimento em saúde no Vale do Ribeira, fortalecendo a rede de saúde pública na região.
Mín. 15° Máx. 24°