O Governo de São Paulo suspendeu a instalação de estabelecimentos avícolas comerciais em três cidades do Vale do Ribeira. A medida, conforme publicado no Diário Oficial, foi tomada em função dos 53 casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) registrados em aves silvestres no estado.
A suspensão é válida às seguintes cidades do Vale do Ribeira: Cananéia, Iguape e Ilha Comprida.
Segundo a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, responsável pela portaria, foram registrados 53 casos de IAAP em 19 cidades no estado, três delas na região do Vale do Ribeira. Inclusive, estes municípios não têm estabelecimentos avícolas comerciais cadastrados e registrados.
Leia também
Inscrições SESI 2024 para processo seletivo home office com remuneração de R$ 11.957,55
De acordo com a pasta, a medida também considerou a necessidade de manter a posição do Brasil e do Estado de São Paulo como livres de animais doentes no comércio avícola. Este status evita possíveis restrições e embargos às exportações. A medida entrou em vigor na última quarta-feira (21). Não há informações sobre um possível término da exigência.
Regras
Além da suspensão, a CDA informou que a vigilância epidemiológica em pontos e entornos de ocorrência de aves silvestres migratórias deve ser feita semestralmente. A pasta foi autorizada a formalizar parcerias que auxiliem esse atendimento, por meio do Programa Estadual de Sanidade Avícola.
Esta portaria, no entanto, não impede a criação ou cuidado de aves ornamentais e silvestres nos municípios proibidos de instalar estabelecimentos avícolas comerciais.
Em todo o estado, a comercialização de ovos ou aves para consumo humano deve estar cadastrada e registrada na CDA, independentemente do número de animais do local. A construção e ampliação de estabelecimento avícola comercial, seja de pesquisa ou ensino, também deve ser solicitada à pasta.
O que é a gripe aviária?
A gripe aviária é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves. Ou seja, ela é menos comum em mamíferos e humanos.
Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade e os de Alta Patogenicidade:
Baixa Patogenicidade: Atinge de forma mais branda e, muitas vezes, assintomática. A taxa de mortalidade das aves, neste caso, é baixa.
Alta Patogenicidade: A doença se manifesta de forma mais grave, é disseminada rapidamente entre as aves e tem um alto índice de mortalidade entre os animais.
Mín. 18° Máx. 39°