Publicidade

Ave rara, exclusiva da Mata Atlântica, é salva por morador do Vale do Ribeira e “sorri”

Maria-leque-do-sudeste, ave rara e vulnerável à extinção, foi vista em Iporanga, no interior de São Paulo.

Fagner Vieira
Por: Fagner Vieira Fonte: G1 Santos
11/04/2024 às 09h53 Atualizada em 28/03/2025 às 18h07
Ave rara, exclusiva da Mata Atlântica, é salva por morador do Vale do Ribeira e “sorri”
Foto: Reprodução Redes Sociais

Um morador da cidade de Iporanga, no interior de São Paulo, recebeu a visita inusitada de uma maria-leque-do-sudeste (Onychorhynchus swainsoni), ave rara exclusiva da Mata Atlântica e vulnerável à extinção.  

Acesse as notícias em primeira mão em nosso canal no whatsapp 

Continua após a publicidade

Kenio Silva Matos, de 48 anos, fez alguns cliques do pássaro no rancho dele, na manhã do último sábado (6). Ele costuma deixar comida para aves, como o beija-flores, que fazem aparições frequentes. Por volta de 11h daquele dia, no entanto, ficou surpreso ao encontrar o animal no chão da casa. 

“Estava na sala, no chão. Ficou parado olhando para mim [...]. Achei que era um passarinho simples, normal, porque algumas vezes acontece de pássaro bater no vidro. Quando eu o peguei e saí para ver como ele estava, aí que ele abriu o ‘lequezinho’ da cabeça dele. Me surpreendi, nunca tinha visto um pássaro desses”. 

O marceneiro notou que a ave estava um pouco “mole”. Como já tinha visto alguns salvamentos de pássaros na televisão, fez uma massagem no peito do visitante usando o próprio dedo. A maria-leque-do-sudeste começou a se animar e ganhou um pouco de água antes de Kenio fotografá-la. 

“Quando ele melhorou, deixei em cima da bancada. Ele ficou um pouquinho. Ele deu até um sorrisinho para a gente. Pareceu tipo um sorriso assim de ‘obrigado por ter feito isso por mim’. E, de repente, saiu voando e foi embora. Graças a Deus, fiz minha parte. Hoje, ele deve estar bem”, afirmou. 

Continua após a publicidade

Raridade ameaçada 

De acordo com o biólogo Andreth Oliveira, o macho da maria-leque tem crista vermelha, já a fêmea tem a crista laranja. A ave é exigente em relação às florestas e precisa de uma área bem preservada para habitar. 

Podendo ser encontrado a até 800 metros de altitude, nos estados do Sudeste e Sul, o pássaro se alimenta de insetos que pega em pleno voo. Ele está no status de vulnerável à extinção, isto é, no início da categoria de ameaça. “A ameaça é devido à destruição do habitat". 

Ele explicou que como a Mata Atlântica foi castigada, a consequência é que essa e tantas outras espécies fiquem vulneráveis. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Carlos RobertoHá 1 ano Eldorado sp Eu acho q vc deveria consultar o wiki aves pra ve se realmente é o primeira vez kkkkk outra coisa essa nunca foi visitante ela mora aqui em nossa mata
BorgesHá 1 ano ConceiÇÃo Das AlagoaMoço... Vai caçar um serviço... Logo quem falando em preservação.... Kkkkkkk
Mostrar mais comentários