
Produtores rurais de Pedro de Toledo, no interior de São Paulo, estão sofrendo com os ataques de morcegos-vampiros (Desmodus rotundus) aos seus animais. Cavalos, bois e galinhas são as principais vítimas dos mamíferos que se alimentam exclusivamente de sangue.
O pecuarista Adilson de Souza, de 67 anos, disse ao g1 que há pelo menos cinco meses tem encontrado marcas de mordidas e sangue nos animais. Ele também relatou a morte de algumas galinhas por causa dos ataques, que acontecem durante a madrugada.
Souza contou que procurou a prefeitura para pedir ajuda, mas não obteve resposta. Ele disse que vacinou os animais contra a raiva por conta própria, seguindo o exemplo da cidade vizinha de Itariri, que tem um folder alertando sobre o problema.
A raiva é uma doença grave e fatal causada por um vírus que afeta o sistema nervoso dos animais e dos humanos. Ela pode ser transmitida pela mordida ou pelo contato com a saliva dos morcegos-vampiros, que são os principais vetores da doença no Brasil.
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária de Registro, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, foi acionada para atender os casos de Pedro de Toledo. O órgão orienta que os produtores vacinem os animais e apliquem pasta vampiricida nas feridas, o que ajuda a eliminar os morcegos hematófagos.
Os morcegos-vampiros são nativos do neotrópico e habitam regiões de floresta ou que facilitem o descanso durante o dia. Eles voam à noite em busca de mamíferos de pequeno, médio e grande porte para se alimentar. Eles têm sensores térmicos que detectam as áreas mais irrigadas do corpo das presas e saliva anticoagulante que facilita a sucção do sangue.
A Prefeitura de Pedro de Toledo informou, em nota, que recebeu uma denúncia sobre os ataques de morcegos e que entrou em contato com órgãos do Estado, que relataram um surto em Juquitiba, a 80 km de distância. A prefeitura disse que os órgãos estaduais farão uma varredura para capturar os animais e que os departamentos e equipes municipais monitoram a situação.