O último fim de semana do FestA! - Festival de Aprender, no Sesc Registro, promete muita diversão e aprendizado para o público do Vale do Ribeira. O programa, criado pelo Sesc São Paulo, celebra as múltiplas possibilidades de experimentação oferecidas pelo mundo das artes e tecnologias. Nesta edição, o destaque são as expressões culturais, as técnicas, os trabalhos e as lutas de organizações e comunidades tradicionais da região. Todas as atividades são gratuitas e acontecem neste sábado e domingo (dias 15 e 16/07).
Uma das atrações é a oficina Memória e futuro desenhado: E se o Vale do Ribeira fosse nosso?, que convida os participantes a dialogarem sobre o território do Vale do Ribeira e os direitos das pessoas que ocupam esse espaço, enquanto desenham pedaços dessas histórias para levar para casa. A oficina é coordenada pelo Coletivo EntreLinhas, que atua com facilitação gráfica, e começa às 13h, na Marquise.
Outra opção é a tradicional gincana japonesa Undokai (“encontro de exercícios”), que une famílias inteiras com brincadeiras e jogos recreativos que estimulam o trabalho em equipe e a diversão. A gincana é coordenada por Danilo Sakuma e equipe e reúne diversos jogos diferentes, como a corrida da colher com ovo ou bolinha, entre outros. A gincana acontece no sábado e no domingo, das 13h30 às 16h30.
Quem gosta de artesanato pode participar da oficina Artesanato Quilombola, com artesãs do Quilombo Sapatu, de Eldorado. Na atividade, o público vai aprender a criar peças em trançados com fibras naturais, como as que são utilizadas pelas artesãs da comunidade tradicional. A oficina ocorre no sábado e no domingo, das 15h às 17h. As vagas são limitadas e é preciso fazer inscrição antecipada na Central de Atendimento do Sesc Registro.
Além disso, quem for ao Sesc no fim de semana também poderá conhecer a intervenção “Arpilleras: Mulheres atingidas do Vale do Ribeira bordando suas histórias”, que traz um conjunto de telas de tecido costuradas por mulheres da região, que contam histórias de luta, resistência e organização através do tradicional bordado “arpillera”, que tem origem chilena e é feito em juta. A mostra pode ser apreciada no Espaço de Leitura do Sesc Registro, das 10h às 19h.
A programação especial de férias no Sesc Registro também continua com diversas atividades para a criançada se divertir em julho. Entre os destaques desse fim de semana está o Jogo de Arco e Flecha, que mistura o arco e a flecha com a dinâmica de um jogo de queimada. A brincadeira acontece no sábado e no domingo, das 13h às 17h, no Gramado do Teatro. As vagas são limitadas, com retirada de senha na Central de Atendimento 30 minutos antes.
Confira a programação completa em: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/ Mais informações pelo telefone (13) 3828-4950. O Sesc fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro - Registro/SP.