Cotidiano Meio Ambiente
Baleia se aproxima da costa no litoral de SP e encanta surfistas e banhistas; VÍDEO
Animal foi visto próximo à Praia de Cibratel, em Itanhaém, SP, nesta segunda-feira (5).
06/06/2023 09h51 Atualizada há 2 semanas
Por: Fagner Vieira Fonte: G1 Santos
Foto: Isaac Pereira

Uma baleia encantou banhistas ao se aproximar da orla da Praia do Cibratel em Itanhaém, no litoral de São Paulo, nesta segunda-feira (5). O animal foi visto, por volta das 16h, por alunos e um professor de surfe, além de banhistas que passeavam pela praia. 

Ao analisar as imagens, o biólogo Arthur Baptista informou que o animal aparenta ser da espécie jubarte. Ele explicou que a temporada de reprodução das jubartes começou e, nesse período, elas procuram águas mais quentes e rasas. Segundo o especialista, a fase de reprodução dura até meados de outubro. Após esse período, as baleias voltam para os polos para se alimentar. 

O surfista e professor no projeto Soul Surf, Isaac Pereira, estava no mar quando notou o animal se aproximando. Ele contou ter ido até as pedras com os alunos para poder observar melhor a cena. "Foi sensacional ver ela [a baleia] perto da costa. Foi a primeira vez que vi uma viva". 

Continua após a publicidade

Guilherme Jesus, de 15 anos, um dos alunos de Isaac disse ter se sentido privilegiado por poder ver de perto o animal em seu habitat.

 

VEJA VÍDEO: Baleia se aproxima da costa no litoral de SP e encanta surfistas e banhistas

Continua após a publicidade