Uma tartaruga-oliveira (Lepidochelys olivacea) que estava presa em meio a entulhos na orla de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, foi resgatada pela equipe do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) e recebe tratamento. O animal foi encontrado com um galão de combustível, cordas, sacos plásticos e madeira presos ao corpo, que causaram lesões nas nadadeiras, pescoço e casco.
O IPeC informou neste sábado (3), que a tartaruga juvenil foi encontrada por uma equipe de monitoramento do próprio instituto. A idade exata do animal não pôde ser definida pois, segundo o instituto, o exame só pode ser feito em animais mortos.
A tartaruga foi levada ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do IPeC, em Cananéia, na cidade vizinha, e recebe tratamento. O IPeC não tem previsão de até quando a tartaruga ficará internada. Ela apresentou lesões nas duas nadadeiras dianteiras, no pescoço e uma escoriação superficial no casco.
Apesar dos ferimentos, o instituto afirma que ela está forte e ativa. Quando estiver em boas condições de saúde, ela será devolvida à natureza.