Cerca de 50 remadores participaram da 3ª Remada Ecológica no domingo (28), em Registro, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. A iniciativa foi realizada pelo grupo Registro Remo Club e o movimento #SALVEORIORIBEIRA, em parceria com a SABESP.
O objetivo da ação foi conscientizar sobre o descarte inadequado de resíduos no Rio Ribeira de Iguape, um dos principais afluentes da região e que abriga várias espécies endêmicas de peixes. Durante o percurso de 15 km, entre Registro e Itopamerim, em Sete Barras, os remadores retiraram cerca de 50 quilos de lixo das margens e das águas do rio.
Além da limpeza do rio, a Remada Ecológica também teve um cunho social. As inscrições para participar do evento foram feitas mediante a doação de alimentos não perecíveis. Foram arrecadados mais de 20 quilos de alimentos, que foram destinados ao Lar dos Velhinhos de Registro.
A SABESP apoiou o evento fornecendo transporte dos equipamentos e hidratação dos participantes. Outras entidades também colaboraram com a ação, como as Prefeituras de Registro e Sete Barras, a Polícia Ambiental, a Amavales, a Marina Lay Club, a Ong Pé no Mato, entre outras.