Cotidiano Oportunidade
Projeto Guri abre vagas para 21 cursos virtuais que serão oferecidos de forma gratuita para diversos níveis de ensino e faixas etárias
As inscrições seguem até o dia 3 de abril e podem ser feitas pelo site do programa
31/03/2023 11h05 Atualizada há 1 ano
Por: Fagner Vieira
Foto: Ro Borges

O Projeto Guri abre vagas para 21 cursos virtuais que serão oferecidos de forma gratuita para diversos níveis de ensino e faixas etárias. Uma oportunidade de aprendizado para todas e todos. O Projeto Guri é um programa de educação musical e inclusão sociocultural do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa. As inscrições seguem até o dia 3 de abril e podem ser feitas pelo site do programa por meio do link Link 

 

Os cursos estão divididos em 8 encontros que podem ocorrer uma ou duas vezes por semana, com uma hora de duração via Plataforma Zoom e têm início a partir do dia 17 de abril. Os interessados podem optar por cursos de instrumentos como Percussão descomplicada e criativa, Pandeiro brasileiro, A viola caipira e seus encantos; cursos de teoria e apreciação musical como Iniciação à harmonia musical, Uma viagem pela história da música, Primeiros passos musicais, A escuta e a apreciação musical. Existem ainda cursos voltados para professoras e professores como Pedagogias em educação musical e Introdução à flauta doce para educadoras e educadores. 

Continua após a publicidade

  

Há emissão de certificados para estudantes que completarem, no mínimo, 75% do curso. Serão ofertados recursos de acessibilidade mediante solicitação.  

Confira a lista completa dos cursos EaD :  

Continua após a publicidade
 
 
 
 
 
 

Título do Curso 

 
 
 
 

Professor(a) 

 
 
 
 

Área 

Continua após a publicidade
 
 
 
 

Público Alvo 

 
 
 
 

Apendendo instrumentos 

 
 

  

 
 

  

 
 

  

 
 
 
 

O clarinete descomplicado e divertido 

 
 

Letícia da Rosa Araujo 

 
 

Instrumento Musical/Canto 

 
 

de 10 a 18 anos 

 
 
 
 

Percussão descomplicada e criativa 

 
 

Paulo Cesar da Silva Larangeira  

 
 

Instrumento Musical/Canto 

 
 

de 8 a 14 anos 

 
 
 
 

Pandeiro brasileiro 

 
 

Beatriz Woeltje Schmidt 

 
 

Instrumento Musical/Canto 

 
 

A partir de 10 anos 

 
 
 
 

A viola caipira e seus encantos 

 
 

Haroldo Lobo Garcia 

 
 

Instrumento Musical/Canto 

 
 

Público em geral 

 
 
 
 

O rock e as cordas dedilhadas 

 
 

Cristoffer E. Lopes 

 
 

Instrumento Musical/Canto 

 
 

Público em geral 

 
 
 
 

Família das madeiras - improvisação 

 
 

Rodrigo Araújo Vilela 

 
 

Instrumento Musical/Canto 

 
 

Público em geral 

 
 
 
 

Leitura musical para guitarra 

 
 

Fernando Benelli Poles 

 
 

Instrumento Musical/Canto 

 
 

Público em geral 

 
 
 
 

Violão de acompanhamento 

 
 

Fernando Benelli Poles 

 
 

Instrumento Musical/Canto 

 
 

Público em geral 

 
 
 
 

Teoria musical 

 
 

  

 
 

  

 
 

  

 
 
 
 

Primeiros passos musicais 

 
 

Jefferson Sá Viana 

 
 

Teoria Musical 

 
 

Público em geral 

 
 
 
 

Desvendando a rítmica musical - primeiros passos 

 
 

Thayná Campos Garcia  

 
 

Teoria Musical 

 
 

Para jovens e adultos a partir de 18 anos 

 
 
 
 

Desvendando a rítmica musical - aprendendo um pouco mais 

 
 

Thayná Campos Garcia  

 
 

Teoria Musical 

 
 

Para jovens e adultos a partir de 18 anos 

 
 
 
 

Iniciação à harmonia musical 

 
 

Guilherme da Cruz Satti 

 
 

Teoria Musical 

 
 

Público em geral 

 
 
 
 

Solfejo para cantoras e cantores  

 
 

Andressa Thieme Braga 

 
 

Teoria Musical 

 
 

Cantores(as) e estudantes de canto em geral 

 
 
 
 

Apreciação musical 

 
 

  

 
 

  

 
 

  

 
 
 
 

A escuta e a apreciação musical 

 
 

Murilo Cesar do Carmo Matheus 

 
 

Apreciação Musical 

 
 

Público em geral 

 
 
 
 

Música e comunicação 

 
 

Fabiana Matricardi Vieira  

 
 

Apreciação Musical 

 
 

Público em geral 

 
 
 
 

Uma viagem pela história da música  

 
 

Luciana Souza Gutlich  

 
 

Apreciação Musical 

 
 

Público em geral 

 
 
 
 

Formação 

 
 

  

 
 

  

 
 

  

 
 
 
 

Pedagogias em educação musical 

 
 

Beatriz Woeltje Schmidt 

 
 

Formação para Educadores(as) 

 
 

Educadores(as) de qualquer nível de ensino e espaço de atuação 

 
 
 
 

Introdução à flauta doce para educadoras e educadores 

 
 

Andrea Mischiatti Gianelli 

 
 

Formação para Educadores(as) 

 
 

Educadores(as) de qualquer nível de ensino e espaço de atuação 

 
 
 
 

Iniciação musical para educadores e educadoras 

 
 

Denis Ferreira de Souza  

 
 

Formação para Educadores(as) 

 
 

Educadores(as) de qualquer nível de ensino e espaço de atuação 

  

 
 
 
 
 
 

Específicos 

 
 
 
 

  

 
 
 
 

  

 
 
 
 

  

 
 
 
 

Introdução à musicografia Braille 

 
 

Maria Paula Roza 

 
 

Música e Inclusão 

 
 

Pessoas cegas, com baixa visão, estudantes e professores(as) de música. 

 
 
 
 

Criação musical no celular 

 
 

Alberto Antonio de Camargo Júnior 

 
 

Música e Tecnologia 

 
 

A partir de 10 anos 

  

Serviço: 

Cursos EaD 2023  

Período de inscrição até 3 de abril 

Informações e inscrições: Link 

Todas as atividades são gratuitas 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA -- Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Adufértil; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Usina Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma;  

  

Patrocinadores e apoiadores do Guri Capital e Grande São Paulo -- Santa Marcelina Cultura: Bank of American, Constellation, Chiesi e Ultra. 

_______________________________________________________________________ 

  

PROJETO GURI 

O Projeto Guri segue diretrizes e estratégias que visam consolidá-lo como o maior programa sociocultural do Brasil, referência na formação musical, inclusão sociocultural e democratização de acesso à arte -- sobretudo à música. É um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Atende, gratuitamente, mais de 70 mil crianças e adolescentes por ano e está presente em quase 400 polos de ensino na Capital, Grande São Paulo, Interior, Litoral e Fundação CASA. O programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e a inclusão social oferecendo educação musical de qualidade apoiada em trabalho social efetivo. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), oferece atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria). E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, dispõe dos Grupos Musicais de Polo e dos Grupos Infantis e Juvenis. O Guri oferece uma rede de apoio para alunas, alunos, familiares e comunidades nas quais atua. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e tem beneficiado) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.